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LEITURA COMUNITÁRIA DO PLANO DIRETOR DE TANGARÁ DA SERRA

A leitura comunitária do Plano Diretor de Tangará da Serra, realizada por meio de audiências públicas no dia 22/11/2023, que ocorreram em diversos setores da cidade foi fundamental para demostrar os anseios e necessidades dos cidadãos tangaraenses.

LEITURA COMUNITÁRIA – REVISÃO PLANO DIRETOR – TANGARÁ DA SERRA

Esta etapa da revisão do Plano Diretor é um instrumento essencial para a construção de cidades mais justas, inclusivas e sustentáveis. A participação ativa da comunidade nesse processo é fundamental para garantir que as decisões reflitam as reais necessidades e aspirações da população local. Ao envolver os moradores nesta revisão, cria-se um espaço democrático para a expressão de ideias, demandas e preocupações. Essa abordagem inclusiva promove a transparência, a legitimidade das decisões e a construção de um senso de pertencimento à cidade.

Isso é particularmente importante num Estado tão diverso como Mato Grosso, onde as realidades locais variam amplamente. Com a participação ativa da comunidade, os planos diretores podem ser adaptados para atender às demandas específicas de cada região, considerando aspectos culturais, sociais e ambientais.

Além disso, a leitura comunitária favorece a construção de um senso coletivo de responsabilidade pelo ambiente urbano. Quando os cidadãos têm a oportunidade de compreender e influenciar as diretrizes que moldarão o crescimento de suas cidades, eles se tornam mais engajados e comprometidos com a preservação do espaço público, a promoção da acessibilidade e a melhoria da qualidade de vida.

Portanto, este Relatório tem por objetivo descrever a leitura que a comunidade faz com relação à atual situação de Tangará da Serra, no que tange aos temas abordados na revisão do Plano Diretor vigente. Foi organizado em dois períodos do dia, manhã e noite, dia 22 de novembro de 2022. Pela manhã, foram realizadas oficinas com os alunos de escolas municipais, escolhidas de acordo com sua localização no tecido urbano. No período noturno, foram ouvidos os jovens e adultos nos espaços escolhidos.

Para tanto, a equipe executora da revisão do Plano Diretor se reunião, no dia 21/11/2023, no período da tarde, nas dependências da Prefeitura Municipal. Foi pactuada a metodologia e dinâmicas aplicadas para os diferentes públicos-alvo.

MATUTINO

Centro Municipal de Ensino Fausto Eugênio Masson 

Jardim Morada do Sol – Oeste do Centro da Cidade

Séries: 1°B, 2°A E 3°B (Ensino Fundamental)

No início da intervenção o professor Evaldo Ferreira explicou brevemente o motivo da visita e o que era esperado das crianças presentes, deu início aos questionamentos sobre a distância da casa até a escola, o meio de transporte, o que elas enfrentam de dificuldade no caminho até a escola, o que veem que lhe chamam a atenção, o que fazem fora do horário escolar, se nas casas têm água tratada, coleta de lixo (resíduos sólidos) e se há separação de lixo reciclável. Assim, a maioria das crianças sinalizou que mora perto da escola e os meios de transporte usados de casa à escola, em quantidade aproximada: 14 de moto, 14 a pé, 10 de ônibus escolar, 8 de carro e 7 de bicicleta. 

As dificuldades apontadas pelas crianças: 

● Ter que caminhar muito para chegar até a escola, e as pernas doem; 

● Atravessar as ruas (Muita movimentação de veículos); 

● O horário de saída da escola tem muita aglomeração de carros; 

● Para quem reside em sítios, tem muitos caminhões na estrada/rodovia; 

● Salas sem ar condicionado, ou ar condicionado estragado; 

● Quando chove tem muito barro e lama; 

● Sol forte e calor extremo; 

● A água da cidade está acabando; 

● Frequentemente nas residências faltam água e energia; 

Observam pelo caminho: 

● Cachorros soltos pelas ruas; 

● Pessoas cortando árvores; 

● Pessoas ateando fogo; 

● Lixo pelas ruas; 

Apontam a necessidade: 

● Consertar os ares-condicionados das salas; 

● Plantar mais árvores; 

As crianças também manifestaram que a água vem do rio, represa, cachoeira e caixa d ‘ água, todos têm coleta de lixo nas suas casas e aproximadamente 50% separam o lixo reciclável. Após as aulas e aos finais de semana, as crianças brincam nas suas casas, casas das avós, celulares, sítios, piscinas, camas elásticas (pula-pula), ruas e praças. A dinâmica através de desenhos foi realizada em cada sala de aula, pois as cadeiras do auditório não eram adequadas. 

A seguir serão apresentados os dados coletados de acordo com os desenhos de representação das crianças.

Pontos negativos da atualidade: 

● Escola muito distante de casa; 2 crianças. 

● Escassez de água; 1 criança. 

● Ameaça de segurança nas ruas; 1 criança 

● Espaços para as crianças brincarem estão se transformando em áreas edificadas; 1 criança. 

Pontos destacados para o futuro (mais presentes): 

● Ruas limpas; 6 crianças. 

● Mais chuva; 6 crianças. 

● Cidade mais decorada, cidade “mais bonita”; 4 crianças 

● Casas com melhor estrutura; 5 crianças. 

● Mais árvores; 7 crianças. 

● Ruas sem buracos; 4 crianças. 

● Reforma/ampliação de casas e/ou casas novas; 9 crianças. 

● Construção de praças/ áreas de lazer; 10 crianças. 

● Mais prédios; 5 crianças.

Exemplos:

Centro Municipal de Ensino Antenor Soares

Jd. Europa – Leste do Centro

Séries: 3º, 4º e 5º ano. 

Para realizar a leitura comunitária com os alunos da escola, reuniu-se no pátio as turmas do 3º, 4º e 5º, juntamente com os membros da equipe técnica da revisão do plano diretor. A arquiteta Yasmin, deu início explicando brevemente o motivo da visita, e logo em seguida, começou a indagar os alunos sobre as dificuldades que têm sido enfrentadas no cotidiano, bem como, as mudanças que esperam acontecer na cidade no período de 10 anos. Com isso, de maneira geral, foi observado que os alunos gostam de estudar no período matutino, alguns vão sozinhos para a escola, outros a pé e de bicicleta e, também, os pais levam de carro. Pouco mais da metade moram perto da escola, mas muitos ainda estão longes e vão para escola de ônibus ou os pais levam de carro e moto, nos horários livres ficam em casa pela falta de pracinhas próximo às residências. 

A seguir serão apresentados os dados coletados de acordo com os apontamentos dos participantes da atividade para a produção de um desenho, cujo título proposto foi “O que eu mais quero na cidade”. 

As dificuldades apontadas: 

● Perigo em brincar na rua 

● Falta de lugares para lazer 

● Falta de segurança pública 

● Caos no trânsito 

● Muito calor 

● Grama muito alta no campo 

● Falta de iluminação 

Observam pelo caminho: 

● Vão ao shopping aos finais de semana 

● Vão ao bosque aos finais de semana 

Apontam a necessidade: 

● Ciclovias 

● Mais árvores 

● Mais shopping 

● Mais casas para pessoas carentes 

● Polícias 

A dinâmica através da produção do desenho foi realizada em uma sala de aula, a seguir serão apresentados os dados coletados de acordo com a análise da leitura de cada texto. 

Pontos negativos da atualidade: 

● Falta de pavimentação= 1 aluno 

● Ausência de vegetação= 18 alunos 

● Calor = 2 alunos 

● Falta de chuva= 4 alunos 

● Desmatamento = 1 alunos 

● Coleta de lixo= 2 alunos 

● Iluminação pública= 1 aluno 

● Saneamento (abastecimento de água= 3 alunos 

● Residências para pessoas carentes = 1 aluno 

● Segurança pública= 1 aluno 

Pontos destacados para melhorias no futuro: 

● Campo de futebol = 20 alunos 

● Parquinho infantil = 2 alunos 

● Mais Shopping = 7 alunos 

● Mcdonald’s = 6 alunos 

● Quadra de vôlei= 5 alunos 

● Parque aquático= 6 alunos 

● Praças (com quadras, parquinhos e bebedouro) = 7 alunos

 ● Ponto turístico (rios) = 3 alunos 

● Loja de doce= 2 alunos 

● Casa china= 1 aluno 

● Brinquedoteca Pública= 1 aluno 

● Museu = 1 aluno 

● Loja de esportes = 1 aluno 

● Mais casas= 1 aluno 

● Ciclovias= 1 aluno 

● Mais comércios= 1 aluno 

● Abrigos de animais= 1 aluno

Exemplos:

Escola Estadual Patriarca da Independência

Distrito de Progresso

Séries: 6º, 7º, 8º e 9º ano. 

Para realizar a leitura comunitária com os alunos da escola, reuniu-se em uma sala de aula as turmas do 6º, 7º,8º e 9º juntamente com os membros da equipe técnica da revisão do plano diretor. O Prof. João Sanches deu início explicando brevemente o motivo da visita, e logo em seguida começou a indagar os alunos sobre as dificuldades que têm sido enfrentadas no cotidiano, bem como, as mudanças que esperam acontecer no distrito no período de 10 anos. 

Com isso, de maneira geral, os adolescentes relataram que aos finais de semana não encontram atividades para fazer, ficando a maior parte do tempo em casa. O Distrito tem um campinho, mas não é muito atrativo devido à falta de manutenção. Com isso, esperam ansiosos para que a região possa prosperar, com novos equipamentos de lazer, melhorias na pavimentação, segurança para travessias na rodovia e, principalmente, a disponibilidade do transporte coletivo. 

A seguir serão apresentados os dados coletados de acordo com os apontamentos dos participantes que participaram da atividade de produzir a redação, cujo título proposto foi “Como eu espero que esteja Progresso daqui 10 anos”. 

As dificuldades apontadas: 

● Dificuldade para se deslocarem até Tangará da Serra 

● Carência de espaço de lazer 

● Falta de ônibus escolar 

● No período fora da escola “não tem nada para fazer” 

● Sem iluminação pública 

● Sem pavimentação 

● Falta de torre telefônica móvel 

Observam pelo caminho: 

● Ruas inseguras 

● Falta de manutenção no campo 

● Ninguém anda de bicicleta 

● Perigo para atravessar a rodovia 

Apontam a necessidade: 

● Oportunidade de empregos 

● Programas para Jovem Aprendiz 

● Posto policial 

● Assistência médica 

● Ambulância 

● Transporte coletivo 

A dinâmica através da produção da redação foi realizada em uma sala de aula. A seguir serão apresentados os dados coletados de acordo com a análise da leitura de cada texto. 

Pontos negativos da atualidade: 

● Infraestrutura e Pavimentação = 13 alunos 

● Saneamento= 7 alunos 

● Iluminação pública= 15 alunos 

● Transporte público= 12 alunos 

● Agência dos correios= 4 alunos 

● Torre de telefonia móvel= 8 alunos 

● Falta de Empregos= 4 alunos 

● Falta de manutenção no campo: 3 alunos 

● Sistema viário (faixa de pedestres/sinalização /perigo na rodovia) = 8 alunos 

● Falta de Arborização= 1 aluno 

● Coleta de Lixo= 2 alunos 

Pontos destacados para melhorias no futuro: 

● Saúde (médicos, dentistas, unidades básicas de saúde e ambulância) = 8 alunos 

● Segurança Pública (posto policial/bombeiros) = 8 alunos 

● Novos comércios= 10 alunos 

● Criação de programa Jovem Aprendiz= 3 alunos 

● Criação de espaços de lazer (parques/praças/campos/quadras) = 17 aluno 

● Reforma da praça= 3 alunos 

● Melhorias nos ônibus escolares= 1 alunos 

● Programas de incentivo ao esporte= 4 alunos 

● Mais igrejas= 1 aluno 

● Melhorias na infraestrutura da escola= 2 alunos 

● Hotéis= 1 aluno 

● Rodoviária= 1 aluno

Escola Estadual Bento Muniz

Altos do tarumã – Norte do Centro

Séries: 8º e 9º ano – 1º, 2º, 3º ano do ensino médio. 

Para realizar a leitura comunitária com os alunos da escola, reuniu-se no pátio as turmas do 8º e 9º ano (ensino fundamental) e do 1º ao 3º do ensino médio, juntamente com os membros da equipe técnica da revisão do plano diretor. A Profa. Nelci Longi, deu início explicando brevemente o motivo da visita, e logo em seguida, começou a indagar os alunos sobre as dificuldades que têm sido enfrentadas no cotidiano, bem como, as mudanças que esperam acontecer na cidade no período de 10 anos. 

Com isso, de maneira geral, foi questionado pelos os alunos a falta de investimento na cidade, falta de oportunidades para emprego, má administração, mais áreas de agronegócios, escolas sem boas infraestruturas. A seguir serão apresentados os dados coletados de acordo com os apontamentos dos participantes da atividade para a produção de uma redação, cujo título proposto foi “Os pontos positivos e negativos”. 

As dificuldades apontadas: 

● Arborização 

● Abastecimento de água 

● Poluição 

● Acúmulo de resíduos

Apontam a necessidade: 

● Melhoria nos empreendimentos 

● Melhoria no transporte escolar 

● Investimento na Educação 

Pontos negativos da atualidade: 

● Ruas 

● Praças 

● Falta do abastecimento de água = 18 alunos 

● Lanche nas escolas= 1 aluno 

● Preços das roupas= 1 aluno 

● Muito acidentes= 2 alunos 

● Repasse de investimentos para o esporte= 1 aluno 

● Assistência aos menos favorecidos (cesta básica)= 4 alunos 

● Pavimentação= 11 alunos 

● Saúde (melhorias no sistema e infraestrutura)= 5 alunos 

● Falta de ponto turístico= 3 alunos 

● Falta de rotatória na saída do Parque do Bosque= 1 aluno 

● Muitos semáforos= 1 aluno 

● Arborização= 2 alunos 

● Iluminação pública = 2 alunos 

● Educação (qualidade do ensino) = 7 alunos 

● Falta de medicamentos= 1 aluno 

● Falta de locais acessíveis= 2 alunos 

● Coleta de lixo= 3 alunos 

● Limpeza nos terrenos vazios= 1 aluno 

● Desmatamento= 2 alunos 

● Aterros sanitários= 1 aluno 

Pontos destacados para melhorias no futuro: 

● Eventos esportivos= 1 aluno 

● Parque aquático= 3 alunos 

● Zoológico = 1 aluno 

● Mais shopping= 1 aluno 

● Planejamento para a distribuição de água= 1 aluno 

● Praças= 2 alunos 

● Mais shopping= 1 aluno 

● Mutirões sociais (tratamento odontológico, carteira de identidade e etc) = 1 aluno 

● Psicólogas na rede de educação= 3 alunos 

● Mais oportunidades de emprego= 4 alunos 

● Vandalismo/criminalidade= 1 aluno 

● Ciclovias = 1 aluno 

● Clínica veterinária pública= 1 aluno 

● Monitor no transporte escolar= 1 aluno 

● Investimento nas universidades= 1 aluno

Considerações gerais da leitura comunitária no período matutino:

Tanto nas escolas do Jd. Morada do Sol, do Jd. Europa e do Altos do Tarumã, na sede do município, quanto na escola Patriarcas da Independência, no distrito de Progresso, algumas dificuldades apontadas coincidiram. Destacam-se problemas relacionados ao trânsito de veículos automotores, a limpeza urbana, a insegurança urbana, e a falta de espaços apropriados para atividades de esporte e lazer.

Nas escolas localizadas na sede do município, destacam-se ainda as citações com relação ao forte calor e à falta de abastecimento de água, além da falta de chuvas. Com isso, os alunos citam a necessidade de plantio de árvores com aumento das áreas verdes na cidade.

Já na escola do Jd. Europa, mais próxima do centro da cidade, os alunos citam a necessidade de mais espaços de Shopping Centers e do McDonald´s. Convivem mais nesses espaços privados que atraem em função da segurança e conforto térmico.

No contexto da escola do Distrito de Progresso, outras questões emergem. Os alunos sentem a necessidade de acesso à telefonia móvel, com acesso à internet, e ao transporte coletivo com destino à sede do município. Outro ponto de destaque é a problemática da travessia da rodovia que atravessa a extensão do Distrito.

NOTURNO

Centro Municipal de Ensino Fábio Diniz Junqueira

Jardim dos Ipês – Sul do Centro da Cidade

As dificuldades apontadas: 

● Falta de mobilidade entre os bairros Jardim dos Ipês e Jardim Alto da Boa Vista; 

● Falta de arborização no município, principalmente nas avenidas; 

● Falta de abastecimento de água no bairro São Luiz; 

● Falta/ ou inexistência de iluminação pública (segurança pública); 

Sugestões para melhorias futuras: 

● Construir uma rotatória entre os bairros Jardim dos Ipês e Jardim São Luiz; 

● Duplicação da Avenida Avaldi Monticelli; 

Pontos da atualidade positivos; 

● Saúde; 

● Lazer;

Escola Estadual 29 de Novembro

Jardim Morada do Sol – Oeste do Centro da Cidade

Séries: 1°A EJA, 1°B EJA, 1°H,2°A, 2° J e 2°H (Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos). 

A seguir serão apresentados os dados coletados de acordo com os apontamentos dos participantes presentes. 

Bairro Morada do Sol: 

Pontos negativos: 

● Falta de planejamento (Investimento em coisas desnecessárias, ex. praças); 

● Infraestrutura precária (Falta de pavimento/ruas esburacadas); 

● Falta de saneamento básico; 

● Falta de oportunidade; 

● Falta de coleta de resíduos (lixo orgânico e reciclável); 

Bairro Alto da Boa Vista: 

Pontos negativos: 

● Ruas não asfaltadas próximo ao “rio”; 

● Não há ensino médio na escola do bairro; 

● Iluminação pública precária; 

● Moradores se sentindo ameaçados, por conta da proximidade do bairro com o CDP (Centro de Detenção Provisória); 

Pontos positivos: 

● Bairro com poço artesiano; 

Sugestões de melhoria: 

● Revitalização dos córregos; 

● Construção de parques lineares; 

Problemas em geral: 

● Déficit no abastecimento de água; 

● Problemas relacionados à mobilidade urbana (excesso de semáforos, ausência de estudos relacionados ao assunto). 

● Ausência de novos loteamentos; 

● Déficit na área da saúde (UPA sofrendo superlotação); 

● Encarecimento de lotes urbanos (Dificuldade para conquistar casa própria)

Escola Estadual Pedro Alberto Tayano

Vila Esmeralda – Oeste do Centro

Séries: 1°, 2° e 3° ano (Ensino Médio). 

A seguir serão apresentados os dados coletados de acordo com os dados extraídos de acordo com os apontamentos dos participantes: 

As dificuldades apontadas: 

● Não ter ônibus escolar no período noturno; 2 alunos. 

● Falta de segurança nas comunidades mais pobres; 3 alunos. 

● Falta de asfalto nos bairros; 2 alunos. 

● Valor da passagem de transporte público (circular) muito alto; 1 aluno. 

● Transporte público de péssima qualidade (circular)/ Ou inexistente; 2 alunos. 

● Falta de ciclovia; 1 aluno. 

● Falta de água para consumo; 3 alunos. 

● Falta de energia elétrica; 3 alunos. 

● Praças públicas em estado de abandono; 3 alunos. 

● Abandono de animais na rua (cachorro, gato); 1 aluno. 

● Falta de patrulhas policiais pela cidade; 1 aluno. 

● Falta de iluminação pública nos bairros mais afastados no centro; 4 alunos. 

● Falta de mobilidade urbana; 1 aluno. 

● Falta de escola no bairro San Diego; 2 alunos. 

● Falta de atendimento nos postos de saúde; 2 alunos. 

● Ruas esburacadas/ sem asfalto; 7 alunos. 

● Falta de sinalização de trânsito nos bairros; 1 aluno. 

● Poucas escolas com período noturno; 1 aluno. 

● Muitos semáforos próximos um do outro; 1 aluno. 

● Árvores em calçadas que tampam as sinalizações de trânsito; 1 aluno. 

● Falta de oportunidade para mulheres no ramo agrícola; 1 aluno. 

● Faculdade privada como custo muito alto; 1 aluno. 

● Custo de vida no município é muito alto; 1 aluno. 

Sugestões para melhorias futuras: 

● Ter ônibus escolar no período noturno para alunos que residem distante da escola; 4 alunos. 

● Ter novos ônibus públicos e tabelar os horários de embarque de passageiros; 

● Melhorar a qualidade dos ônibus públicos (circulares); 1 aluno. 

● Reformar escolas municipais; 1 aluno. 

● Inserir ciclovias no centro para melhorar a mobilidade dos ciclistas; 1 aluno. 

● Verificar periodicamente o funcionamento dos postes de iluminação pública; 3 alunos. 

● Inserir mais assentos preferenciais nos transportes públicos; 1 aluno. 

● Ter mais limpeza nos bairros periféricos; 1 aluno. 

● Tirar as chácaras de dentro dos bairros para que a cidade evolua; 1 aluno. 

● Ter mais segurança na rodoviária/ e ou por toda cidade; 2 alunos. 

● Ter mais espaços de lazer e diversão gratuitos; 3 alunos. ● Ampliar o CDP (Centro de Detenção Provisória); 1 aluno. 

● Incentivo para os atletas do município: 2 alunos. 

● Reforma nos postos de saúde e hospital municipal; 1 aluno. 

● Melhorar qualidade do asfalto da cidade; 1 aluno. 

● Monitorar terrenos abandonados, e exigir limpeza adequada; 1 aluno. 

● Facilitação para quem tem menos poder aquisitivo de conquistar a casa própria; 1 aluno. 

● Inserir mais semáforos e radares de velocidade na cidade; 

● Investir mais no bosque municipal; 1 aluno. 

● Inserir mais luzes de led na distribuição de iluminação pública (“iluminam mais”); 2 alunos

Escola Estadual Patriarca da Independência

Distrito de Progresso

Público presente: Membros da comunidade local, pais de alunos e empresários.

Para realizar a leitura comunitária no Distrito de Progresso, reuniu-se no pátio da escola o público interessado, juntamente com os membros da equipe técnica da revisão do plano diretor, o senhor Adão Leite secretário de coordenação e planejamento e o Prefeito Vander Masson. A leitura comunitária deu início com a fala do secretário da Seplan, e logo em seguida a do Prefeito em diálogo com o Prof. João Sanches, ambos ouviram a manifestação da população sobre as dificuldades que têm sido enfrentadas no cotidiano, bem como, as mudanças que esperam acontecer no distrito. 

Toda a leitura foi realizada em forma de diálogo, sendo que um membro da equipe esteve atento aos apontamentos citados e fez as anotações desses. Além disso, foi entregue pelos representantes da comunidade em uma folha A4 impressa as reivindicações dos moradores. 

As dificuldades apontadas: 

● Transporte público (linhas entre Tangará da Serra, Progresso e São Joaquim do Boche) 

● Ciclovia 

● Pavimentação 

● Iluminação pública 

● Sinalização viária 

● Dificuldade de encontrar mão de obra (consequência da falta de transporte) 

● Torre de celular móvel 

● Segurança pública (falta de pelotão da polícia, sistema de monitoramento) 

● Coleta de lixo e limpeza das ruas 

● Falta de divulgação dos eventos realizados no Distrito 

● Abandono do centro de idosos 

● Frequente roubos de veículos 

● Dificuldade da comunicação com os serviços emergenciais em Tangará da Serra. 

● Risco de acidentes na rodovia 

Apontam a necessidade: 

● Incentivo ao esporte e cultura 

● Criação de programas e cursos para adolescentes e jovens 

● Novas escolas com mais oportunidade para profissionais 

● Incentivo a abertura de novos comércios 

● Ponto físico do SAMAE para atendimento 

● Capelas para velórios 

● Disponibilidade de transporte para coleta de exames 

● Agência de Correios 

● Melhoria na pavimentação (incluindo os acabamentos dos meio-fio) 

● Criação de abrigos de ônibus 

● Sinalização das Ruas 

● Parques para crianças 

● Iluminação Pública 

● Aulas de dança, teatro, música e etc. 

● Médicos que atenda a comunidade.

Considerações gerais da leitura comunitária no período noturno:

De maneira geral, as considerações apontadas pelos jovens e adultos nas audiências, corroboram as informações coletadas no período matutino, quando o público-alvo eram as crianças. Se repetem, em todos os locais visitados, as reclamações e cobranças acerca de mais áreas verdes e de arborização viária, com mais e melhores espaços de lazer. 

São recorrentes, também, reclamações com relação ao abastecimento de água, condições de infraestrutura viária e insegurança pública. Outro aspecto relevante observado é a preocupação com a melhoria das condições de mobilidade urbana, a partir do transporte coletivo e do uso de bicicletas.

As pessoas no Distrito de Progresso definiram ainda outras prioridades, em sintonia com a realidade vivida naquela região. A falta de ligação constante de transporte coletivo com a sede do município é uma delas, seguida da falta de infraestrutura de lógica que possibilite a conexão de internet móvel aos moradores,

Apontam ainda a falta de mão-de-obra disponível no local e a dificuldade de buscar esse recurso na cidade, ainda em decorrência da falte de transporte acessível. Neste sentido, indicam a necessidade de criação de cursos profissionalizantes voltados para as demandas e para a população local.

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